O planejamento prevê quatro linhas de ação que
envolverão a área da História e da Educação.
Estas quatro etapas preveem
envolvimento de todos os bolsistas do grupo, e para que todos possam praticar
estes quatro eixos, a participação nestas etapas sofrerá revezamento, no
intuito de garantir o aprendizado destas experiências a todos.
1 - O projeto terá uma linha de
formação que manterá permanentemente a leitura e debate em grupo entre todos os
integrantes de bibliografias sobre o assunto. Debateremos desde os clássicos do
pensamento social brasileiro, percorrendo bibliografia mais atual sobre a
história de africanos e afrodescendentes no Brasil e as referentes ao tema das
relações étnico-raciais. Este trabalho será coletivo e permanente, caracterizando-se como uma formação.
2 - Outra linha será a execução de pesquisa em arquivos
da cidade. Este levantamento documental buscará mapear as relações
étnico-raciais nos séculos XIX e XX.
3 - A terceira linha será a elaboração de um banco de
História Oral. Os estudantes serão treinados para a prática desta
metodologia de pesquisa e na sua execução destas entrevistas. O registro, para além de ser fonte documental que
embasará práticas de ensino, também poderá ser utilizado na construção de
audiovisuais que possam servir de material didático.
4 - A quarta linha do projeto será a construção efetiva
de práticas pedagógicas e materiais didáticos que sirvam para trabalhos de
reflexão a respeito do tema do racismo e das relações étnico-raciais.
Objetiva-se, portanto, a contribuição com as metas da lei 10.639 e reflexões
para a sociedade no combate à discriminação.
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