Frentes de ação

   O planejamento prevê quatro linhas de ação que envolverão a área da História e da Educação. 
   Estas quatro etapas preveem envolvimento de todos os bolsistas do grupo, e para que todos possam praticar estes quatro eixos, a participação nestas etapas sofrerá revezamento, no intuito de garantir o aprendizado destas experiências a todos.
  1 - O projeto terá uma linha de formação que manterá permanentemente a leitura e debate em grupo entre todos os integrantes de bibliografias sobre o assunto. Debateremos desde os clássicos do pensamento social brasileiro, percorrendo bibliografia mais atual sobre a história de africanos e afrodescendentes no Brasil e as referentes ao tema das relações étnico-raciais. Este trabalho será coletivo e permanente, caracterizando-se como uma formação.
   2 - Outra linha será a execução de pesquisa em arquivos da cidade. Este levantamento documental buscará mapear as relações étnico-raciais nos séculos XIX e XX. 
    3 - A terceira linha será a elaboração de um banco de História Oral. Os estudantes serão treinados para a prática desta metodologia de pesquisa e na sua execução destas entrevistas. O registro, para além de ser fonte documental que embasará práticas de ensino, também poderá ser utilizado na construção de audiovisuais que possam servir de material didático.
   4 - A quarta linha do projeto será a construção efetiva de práticas pedagógicas e materiais didáticos que sirvam para trabalhos de reflexão a respeito do tema do racismo e das relações étnico-raciais. Objetiva-se, portanto, a contribuição com as metas da lei 10.639 e reflexões para a sociedade no combate à discriminação.


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